Após a medalha de ouro de Érika Miranda no sábado, o Brasil assegurou mais duas douradas no Grand Slam de Judô do Rio de Janeiro. Neste domingo, Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar foram os campeões em suas categorias.
O caminho de Guilheiro (categoria até 81kg) ao posto mais alto do pódio não foi fácil. Na semi o atleta nacional superou Elnur Mammadli, do Azerbaijão. O brasileiro já havia perdido duas vezes para o rival. Na decisão, o triunfo foi consumado sobre o russo Ivan Nifontov.
O verde-amarelo dominou o combate e, apesar do oponente estar mais descansado – pois passou direto das quartas à final por conta de um abandono -, assegurou a primeira colocação. Durante a luta, os juízes chegaram a marcar um ippon a favor de Leandro, porém mudaram de ideia logo em seguida.
A outra conquista do dia até o momento foi obtido por Mayra Aguiar. A judoca (categoria até 78kg) venceu a francesa Audrey Tcheumeo com um ippon na semi e, na disputa do título, a ‘vítima’ foi a norte-americana Kayla Harrison (após outro ippon da gaúcha).
O Brasil já tem garantido também o ouro na categoria masculina até 100kg: Daniel Hernandes e João Gabriel Schlittler farão a final nos tatames cariocas.