Às vésperas de estrear no seu primeiro WTA Finals, Eugenie Bouchard tem mais motivos para comemorar: a tenista se tornou a primeira canadense a chegar ao top 5 do ranking mundial. O feito foi concretizado com a atualização desta segunda-feira, na qual Bouchard sobe duas posições e chega ao quinto lugar – o melhor posto de sua carreira.
A sétima posição já tornava a tenista a canadense melhor classificada no ranking da WTA de todos os tempos. Antes, a melhor jogadora do país era Carling Bassett-Seguso, que ocupou o oitavo lugar. Com a chegada à quinta colocação, a nova número 5 do mundo passa a ser a melhor do Canadá tanto no feminino como no masculino, já que o máximo alcançado por um tenista canadense foi o sexto lugar, ocupado por Milos Raonic.
Com os feitos recentes, Bouchard deixou de ser promessa e se tornou realidade. Depois de começar o ano na 32ª colocação do ranking, ela conseguiu resultados expressivos para chegar ao topo da lista em tão pouco tempo. Entre seus maiores feitos na atual temporada, destacam-se as semifinais do Aberto da Austrália e de Roland Garros e o vice-campeonato de Wimbledon.
Bouchard estreará nesta segunda-feira no WTA Finals – torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada. Sua primeira partida será contra Simona Halep, às 10 horas (de Brasília). Aos 20 anos, a tenista ressalta sua grande campanha ao longo do ano e comemora a oportunidade de estar em um torneio com as principais jogadoras da atualidade.
“Eu totalmente sinto que pertenço. Acho que meu ano provou isso. Eu sinto que eu tenho sido capaz de jogar bem e elevar o meu nível em grandes jogos, como em estágios finais de Grand Slams. Então, portanto, eu ganhei o direito de estar aqui. Eu também me sinto muito animada por isso. Fazer parte das melhores jogadoras do mundo é uma grande coisa e também uma grande realização própria”, disse a canadense.
Kvitova sobe
Além de Bouchard, quem também melhorou sua colocação no ranking foi Petra Kvitova. A tcheca subiu uma posição e chegou ao terceiro lugar, trocando de posição com Simona Halep, que passou a ocupar o quarto posto.
Ainda no top 10, Ana Ivanovic subiu do oitavo para o sétimo lugar, enquanto Caroline Wozniacki foi do nono para o oitavo posto. A subida das duas tenistas foi possível graças à queda de Na Li, que perdeu quatro posições e chegou à nona posição. Enquanto isso, Serena Williams e Maria Sharapova seguem na primeira e na segunda colocação, respectivamente.