Campeã do arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de Londres, a bielorrussa Nadzeya Ostapchuk foi pega no exame antidoping e perdeu a medalha de ouro conquistada na capital inglesa. Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou, através de seu site, que a atleta foi flagrada com o uso da substãncia anabolizante metenolona.
Detentora da marca de 21,36m na competição em território britânico, Ostapchuk foi submetida ao exame pela primeira vez no último dia 5 de agosto, um dia antes de disputar sua prova. Após conquistar o lugar mais alto do pódio, a bielorrussa passou por novo teste e, assim como no dia anterior, teve o uso da substância confirmado.
Com a desclassificação de Nadzeya Ostapchuk, a neozelandesa Valerie Adams, que havia ficado na segunda colocação, com 20,40m, herdou a medalha de ouro. A prata ficou com a russa Evgeniia Kolodko (20,48m), enquanto a chinesa Lijiao Gong (20,22m) subiu para a terceira posição e chegou ao pódio.
Outra atleta que se beneficiou da punição de Ostapchuk foi a brasileira Geisa Arcanjo. Em sua primeira participação em uma edição dos Jogos Olímpicos, a atleta nacional registrou seu recorde pessoal (19,02m) e obteve a oitava melhor marca da prova em Londres. No entanto, com a desclassificação da bielorrussa, subiu para a sétima colocação.