Envolvida em um dos maiores escândalos de doping de todos os tempos, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) tem um novo presidente. Trata-se do ex-atleta britânico Sebastian Coe, bicampeão olímpico nos 1.500m, eleito nesta quarta-feira durante o congresso da entidade em Pequim, onde será disputado o Mundial deste ano a partir de sábado.
Coe recebeu 115 dos 207 votos dos representantes das federações filiadas à Iaaf, enquanto seu rival na eleição, o também ex-atleta ucraniano Sergey Bubka, levou 92 indicações.
Com 58 anos de idade, o medalhista de ouro na prova dos 1.500m em Moscou 1980 e Los Angeles 1984, assumirá o cargo mais importante da Iaaf a partir do dia 31 de agosto, substituindo o senegalês Lamine Diack.
Sebastian Coe atualmente preside a Associação Olímpica Britânica (AOB) e é um dos vice-presidentes da Iaaf. O britânico teve importante papel na realização dos últimos Jogos Olímpicos, em Londres 2012, sendo o mandatário do Comitê Organizador daquelas Olimpíadas.

Promessas
Entre as promessas eleitorais de Coe, a mais cobrada será provavelmente a criação de uma agência antidopagem independente. Isso porque, em julho, o jornal britânico Sunday Times e o canal alemão ARD publicaram reportagens denunciando que a principal entidade do atletismo mundial teria supostamente encoberto 800 casos de doping entre 2001 e 2012.
Os meios de comunicação tiveram acesso a 12 mil exames de sangue de 5 mil atletas, o que colocou em suspeita um terço das medalhas conquistadas no atletismo em Mundiais e Olimpíadas nesse período de tempo.
“Essa luta é muito importante, mas não quero que pensem somente no atletismo, porque é um problema universal em todos os esportes”, disse Coe, defendendo a criação de uma agência antidopagem. “Tenho defendido isso, o que não questiona a capacidade de nossos equipamentos em Mônaco (sede da Iaaf), mas devemos reconhecer que há uma opinião geral de que há lacunas e provavelmente um sistema independente vai permitir acabar com qualquer dúvida”, discursou o britânico após ser anunciado como futuro presidente da Iaaf.
Por fim, Sebastian Coe também anunciou nesta quarta-feira que planeja aumentar para 200 mil dólares (o dobro da quantidade atual) os fundos que o Comitê Olímpico Internacional (COI) transfere para cada uma das 214 federações nacionais de atletismo em um período de quatro anos.