O tcheco Tomas Berdych passou dois anos sem comemorar um título no circuito profissional masculino de tênis, mas este duro período foi encerrado neste domingo. O número 7 do ranking mundial finalmente pôs fim ao jejum e conquistou o ATP 500 de Roterdã derrotando na final o croata Marin Cilic com 6/4 e 6/2.
Berdych não era campeão desde o ATP 250 de Estocolmo de 2012, disputado em outubro daquele ano. Na temporada passada, ele chegou a três decisões, no ATP 500 de Dubai e nos ATPs 250 de Marselha e Bangcoc, mas foi derrotado nas três oportunidades.
Durante o período de jejum no circuito profissional, no entanto, Berdych conseguiu levar a República Tcheca ao bicampeonato da Copa Davis, competição entre países, em 2012 e 2013. Antes disso, a nação tinha conquistado o torneio apenas uma vez em 1980, ainda como Tchecoslováquia.
Com a vitória na decisão em Roterdã, Berdych ainda impediu que Marin Cilic conquistasse seu segundo título consecutivo, já que na última semana venceu o ATP 250 de Zagreb.