Correspondendo às expectativas, Tomas Berdych não encontrou dificuldades e se classificou às quartas de final do Aberto dos Estados Unidos com uma vitória tranquila em três sets sobre o austríaco Dominic Thiem, nesta terça-feira. Após o triunfo, o tcheco relembrou do período em que era mais jovem para elogiar o oponente.
“Eu ainda me lembro quando era mais jovem e jogava esses jogos da quarta rodada. Levei um bom tempo antes que eu conseguisse quebrar e vencer um cabeça de chave para fazer minha primeira quartas de final. Thiem também precisa esperar um pouco e ganhar mais experiência. Realmente, ele é um garoto muito talentoso e está jogando muito bem”, disse o tcheco.
Completando 21 anos nesta quarta-feira, o austríaco, 45º colocado no ranking mundial e o tenista mais jovem do top 50, reconheceu a superioridade do oponente e mostrou vontade de melhorar.
“Não tem muito o que dizer. O resultado diz tudo. Simplesmente, ele era o melhor jogador e não me deu chances. Ele jogou extremamente forte e eu não fui bom o suficiente para manter o ritmo. Berdych me mostrou a diferença de um jogador top 50 para um top 10. Tenho que melhorar muito se quiser entrar onde ele permanece por muitos anos”, disse o jovem austríaco, que perdeu por 6/1, 6/2 e 6/4.
Classificado, Berdych já pensa no seu próximo compromisso, contra o croata Marin Cilic. Apesar de ter cinco triunfos em oito jogos disputados, o tcheco encara o duelo como revanche, já que perdeu a última partida disputada entre eles, em Wimbledon.
Considerando que tem jogado bem, o sétimo melhor tenista da atualidade também ressaltou o bom desempenho de Cilic, porém destacou que se desgastou menos em sua última partida, já que o croata precisou de cinco sets para vencer o francês Gilles Simon.
“Marin Cilic fez um bom jogo. Ele melhorou muito este ano e está jogando bem. Eu estou batendo na bola de forma agradável e limpa. Isso é o que eu preciso. Isso é o que é bom para o meu jogo. Guardei um pouco de energia hoje, o que é bom, comparado a ele. Vamos para outra”, concluiu Berdych.