Menu
Mais Esportes

Berdych cai para Nishikori em três sets e passa a depender de Federer

Arquivo Geral

17/11/2015 17h42

O tcheco Tomas Berdych sofreu sua segunda derrota no ATP Finals de Londres e perdeu fôlego na corrida rumo à semifinal. Após a queda para Roger Federer no domingo, o número 6 entrou em quadra contra o japonês Kei Nishikori, número 8, na tarde desta terça-feira. Berdych largou atrás e reagiu para buscar o empate, mas não resistiu e acabou derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/3, após 2h22 de embate no piso rápido na Arena O2.

Com dois tropeços no forte Grupo A, Berdych vê suas chances de classificação caírem consideravelmente. Porém o tcheco ainda pode arrancar a última vaga, desde vença Novak Djokovic, número 1 do mundo, na última rodada, e torça por vitórias do suíço Roger Federer sobre o sérvio e o japonês. Se a combinação for favorável, o tcheco, que só avançou à semifinal em 2011, quando caiu para Tsonga, poderia se classificar pelo aproveitamento de sets.

Foi a quinta vitória de Nishikori sobre Berdych em quatro partidas. O último encontro havia sido nas quartas de final do ATP de Tóquio, em 2012. A única vitória do tcheco saiu no mesmo ano, no saibro do Masters 1000 de Monte Carlo.

O jogo – O primeiro set foi equilibrado. A primeira chance de quebra saiu apenas no quinto game, do lado do nipônico, que desperdiçou dois break points e manteve o duelo parelho (3/3). Berdych foi novamente ameaçado no 11º game e foi capaz de salvar outras duas chances de quebra, mas não resistiu à terceira (6/5). Bastou à Nishikori ir para a linha de fundo confirmar o serviço e a parcial.

Embalado, Nishikori abriu o segundo set com nova quebra. Berdych correu atrás do prejuízo, devolveu a gentileza com duas quebras e ainda foi superior em winners (11 a 3) e aces (2 a 0) para administrar a vantagem e igualar o marcador.

O tcheco salvou dois break points no início do set final. Não soube, contudo, aproveitar a grande oportunidade da parcial, que surgiu no sétimo game. O sexto melhor do mundo forçou um break point, mas Nishikori lutou muito e salvou a ameaça. Aproveitando a falha adversária, o nipônico aplicou uma quebra, abriu 5/3, e, diante de um apático Berdych, abriu 40-0 em seu serviço e confirmou o triunfo.

Os números mostram a equiparidade da partida. Berdych foi melhor em winners (30 a 28) e aces (5 a 4), mas cometeu menos erros não-forçados (42 a 32). Nishikori converteu três dos nove break points que forçou (33%), e salvou uma das três ameaças que encarou (33%).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado