Após boa estreia, eliminando o francês número 14 no mundo, Gael Monfils, o brasileiro Thomaz Bellucci (37) voltou a vencer no Masters 1000 de Roma e agora enfrentará o número um do mundo, Novak Djokovic, nas oitavas de final do evento. A vitória desta quarta-feira veio sobre o francês Nicolas Mahut (48) em 2 sets a 1 (6/4 e 6/3).
Bellucci vinha para tentar voltar a vencer duas partidas seguidas em uma competição – o que não acontecia desde fevereiro deste ano, quando chegou à final do Aberto de Equador. No primeiro set, os tenistas trocaram quebras nos primeiros dois games. Mahut desperdiçou o saque decisivo, no décimo game, e Bellucci fechou em 6/4.
Na segunda etapa, Bellucci continuou confiante e jogando bem. Uma quebra no quarto game colocou o brasileiro à frente com 4/1. O restante da partida foi apenas conduzido pelo brasileiro, que confirmou seus serviços seguintes e fechou a partida em 6/3 após menos de 1h20.
Nesta quinta-feira, o brasileiro enfrenta ninguém menos que Novak Djokovic, jogo válido pelas oitavas de final da competição. Será a sexta vez que os tenistas se enfrentam – terceira no saibro de Roma (2010 e 2015). Em todas as ocasiões o brasileiro saiu derrotado.
O melhor confronto aconteceu na semifinal do Masters 1000 de Madri em 2011, quando Bellucci chegou a vencer o primeiro set por 6/4, mas tomou a virada (6/4 e 6/1). A última vez em que os dois se chocaram foi em novembro de 2015, na segunda rodada do Masters 1000 de Paris – vitória de Djoko por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3).
Melhor tenista da atualidade e campeão no saibro de Madri neste domingo, Djoko venceu, pouco antes de Bellucci, com parciais duplas de 7/5, o francês Stephanie Robert (103). A vitória na estreia colocará o sérvio frente ao brasileiro nas oitavas de final.
Em pouco menos de uma hora e meia, o favorito não demonstrou dificuldades em seu jogo. Uma quebra decisiva no 12º game deu a vitória em ambos os sets. Pressionado no começo da segunda etapa, Djoko chegou a desperdiçar seu segundo serviço e viu o francês abrir 3/1. No oitavo game, outra quebra recolocou o top 1 da ATP no jogo.
Após ficar fora de Madri, Federer vence em estreia; Murray avança
Em sua estreia no Masters 1000 de Roma, o suíço Roger Federer não teve problemas para vencer o jovem alemão Alexander Zverev. Nesta quarta-feira, em pouco menos de 1h30 de partida, o número dois do mundo fez 2 sets a 0 com parciais de 6/3 e 7/5 e garantiu presença na próxima fase do evento.
Fora do Masters de Madri por dores nas costas, Federer espantou as dúvidas na partida contra a promessa alemã número 44 da ATP. Com segurança, o suíço conquistou três quebras e desperdiçou apenas um serviço, administrando tranquilamente o restante da partida. O tenista agora enfrenta o austríaco Dominic Thiem (15) nas oitavas.
Outro top 3 da ATP, Andy Murray também confirmou o favoritismo em sua estreia. Jogando contra Mikhail Kukushkin (87), do Cazaquistão, o britânico aplicou um duplo 6/3 e venceu após exatas 1h25.
Quebrando o serviço do rival por três vezes e sem desperdiçar seu saque, Murray foi firme e confirmou o bom desempenho no saibro. No domingo, o britânico foi vice-campeão do Masters 1000 de Madri, perdendo para Djokovic na final após eliminar o Rei do Saibro, Rafael Nadal, na semi.