Em seu primeiro torneio oficial sob o comando do argentino Daniel Orsanic, Thomaz Bellucci caiu nas oitavas de final do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia. Nesta quarta-feira (11), mesmo dia em que o brasileiro foi eliminado, o espanhol David Ferrer estreou de maneira bem sucedida.
Em um jogo extremamente equilibrado, com 3h12min de duração e apenas três quebras de saque, o belga Olivier Rochus venceu o brasileiro por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (8-6), 5/7 e 7/6 (7-5). Cabeça de chave número 6, Bellucci aplicou 17 aces diante do europeu, que não acertou nenhum, mas a performance não foi suficiente para evitar a derrota.
“Foi um jogo muito equilibrado, em que os dois jogadores mostraram um bom nível de jogo. O Rochus foi melhor nos momentos importantes da partida e acabou vencendo, mas foi uma boa preparação para a Austrália”, disse Bellucci, que ainda salvou três match-points no terceiro set.
Com o triunfo, Rochus desempata o retrospecto no confronto direto com o brasileiro. Em três duelos, todos no piso rápido, o belga acumula duas vitórias. Derrotado na semifinal de Estocolmo, em 2009, Bellucci havia vencido o confronto mais recente, na segunda rodada do Masters 1000 de Miami, em 2010.
O segundo compromisso oficial da parceria entre Thomaz Bellucci e Daniel Orsanic nesta temporada será o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de 2012. Na sequência, o calendário segue em Vinã del Mar, São Paulo, Buenos Aires e Acapulco.
Se Bellucci sofreu diante do belga de 31 anos, David Ferrer, principal favorito ao título, precisou de apenas uma hora para vencer o tcheco Lukas Rosol por 6/4 e 6/2 depois de ficar de bye na primeira rodada. Nas quartas de final, ele enfrenta o colombiano Alejandro Falla, que ganhou do italiano Potito Starace por 7/6 (7-3) e 6/3.
O espanhol Fernando Verdasco, terceiro favorito, bateu o argentino Carlos Berloq com parciais de 7/5 e 7/6 (7-3). Nicolas Almagro, mais um espanhol, segundo pré-classificado, superou o colombiano Santiago Giraldo por 6/4 e 6/2. Já o francês Benoit Paire surpreendeu o argentino Juan Ignacio Chela, cabeça de chave número 4, por 5/7, 6/2 e 6/2.