Assim como em 2012, Thomaz Bellucci não conseguiu passar por um adversário pior colocado no ranking mundial e acabou eliminado na segunda rodada do ATP de Auckland, na Nova Zelândia. Enfrentando o eslovaco Lukas Lacko, o brasileiro falhou seguidas vezes em seu saque e foi derrotado por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5.
Além de permitir três quebras para Lacko, duas no primeiro set e uma no segundo, Bellucci pouco ameaçou o saque do rival. Nas duas chances que teve de pontuar no serviço do eslovaco, o brasileiro desperdiçou o ponto.
Número 48 do mundo, 16 posições abaixo de Bellucci, Lacko enfrenta agora o espanhol David Ferrer, principal cabeça-de-chave do torneio. Na madrugada desta quarta, o número cinco do mundo teve mais dificuldades que o esperado, mas passou pelo chinês Yen-Hsun Lu por 2 sets a 1, parciais 6/4, 2/6 e 6/3, em quase duas horas de partida.
Assim como Ferrer e diferente de Bellucci, outros cabeças-de-chave confirmaram o seu favoritismo e avançaram às quartas em Auckland. Enquanto o alemão Tomy Haas e o norte-americano Sam Querrey passaram por Igor Sijsling e Olivier Rochus em dois sets, Phillip Kohlschreiber teve mais dificuldade e venceu Alejandro Falla em três parciais.
Derrotado por Haas nesta quarta, Olivier Rochus foi o responsável pela eliminação de Bellucci em 2012. Então número 68 do mundo, o belga venceu o brasileiro, 38º colocado do ranking da ATP, em partida decidida em três tie-breaks.