O brasileiro Thomaz Bellucci conseguiu mais uma importante vitória no circuito profissional de tênis. Nesta segunda-feira, ele derrotou o tcheco Jiry Vesely por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/2, e alcançou a segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati, em que terá pela frente um dos principais favoritos ao título.
Bellucci encara nos Estados Unidos o também tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave 6 em Cincinnati e dono da sexta colocação do ranking mundial. Será a segunda vez consecutiva que o paulista enfrenta um tenista top 10 da lista da ATP – na semana passada, ele caiu na segunda rodada do Masters 1000 de Montreal para o sérvio Novak Djokovic, melhor tenista do mundo.
Eles já se enfrentaram três vezes em torneios da elite do circuito, com vantagem do tcheco, que venceu nas quartas de final do ATP 250 de Brisbane de 2010 e na segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells do ano seguinte – ambos confrontos disputados em quadras duras. O brasileiro, no entanto, triunfou no último encontro entre eles, nas quartas de final do Masters 1000 de Madri de 2011, no saibro.
O atleta brasileiro joga em Cincinnati buscando se tornar cabeça de chave no Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam do ano. Em 33º da ATP, ele precisa ganhar um posto para entrar na lista de favoritos do torneio de Nova York, que utilizará o ranking da próxima segunda-feira para definir seus inscritos.
Também nesta segunda-feira nos Estados Unidos, o norte-americano Mardy Fish derrotou o sérvio Viktor Troicki por 2 sets a 0, com 6/2 e 6/2. O tenista da casa joga o torneio como preparação para o Grand Slam de Nova York, em que abandonará as quadras.
Fish sofre com problemas de ansiedade que o deixaram afastado do circuito profissional por quase dois anos. Em março, ele jogou o Masters 1000 de Indian Wells depois de passar a temporada passada inteira fora da quadra. Em julho, ele iniciou sua trajetória de despedida atuando no ATP 250 de Atlanta e na última semana entrou no torneio de duplas do ATP 500 de Washington.
Na segunda rodada, Mardy Fish, atualmente na 705ª colocação do ranking mundial, enfrentará o britânico Andy Murray, novo vice-líder da ATP e campeão do Masters 1000 de Montreal no domingo.