Priorizando seu tratamento, Thomas Bellucci anunciou, nesta terça-feira, que não representará o Brasil no confronto contra o Equador, válido pela última rodada do Zonal Americano da Copa Davis, que está marcado para ser realizado entre 4 e 6 de abril, em Quayaquil (EQU).
Por meio de um comunicado oficial, o paulista ressaltou a importância de cuidar da saúde e garantiu que a difícil decisão foi tomada junto com sua equipe médica e com João Zwetsch, capitão do Brasil na Davis.
“Jogar a Copa Davis sempre foi uma prioridade para mim. Foi uma decisão muito difícil, mas tenho que pensar na minha saúde neste momento e achar uma solução para este problema. Minha equipe técnica e médica me aconselharam a não jogar e o João (Zwetsch) compreendeu perfeitamente a minha situação. Então, me sinto mais seguro em abrir mão da Copa Davis e não trazer nenhum prejuízo para a equipe, caso o problema volte a acontecer”, disse o número 1 do Brasil.
Na última semana, Bellucci teve problemas de desidratação enquanto jogava e teve que abandonar o Masters 1000 de Miami logo na estreia do qualifying, no duelo contra o belga Ruben Bemelmans. O problema também já havia prejudicado o tenista no ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro.
“Como já dissemos, o Thomaz tem uma perda hídrica importante. Precisaremos de pelo menos duas semanas de testes para melhor investigar tais sintomas e propor uma melhor relação de reposição energética e hídrica”, disse o médico Gustavo Magliocca.
Depois de conversar com Bellucci, Zwetsch comentou que entendeu sua decisão e lembrou que o paulista pode ter ficado mais preocupado em jogar no Equador devido ao forte calor da região.
“Eu e o Thomaz conversamos bastante e eu compreendi a sua decisão. Óbvio que ele gostaria de jogar, estar sempre à disposição da Copa Davis, mas está ansioso por resolver seu problema, receoso em jogar em Guayaquil, que apresenta as mesmas condições climáticas de Miami, e trazer algum prejuízo à equipe. Espero que ele se recupere o mais rápido possível”, disse o capitão da seleção.
Sem a Davis, Bellucci espera poder participar das competição que estão agendadas em seu calendário nas próximas semanas. Após o abandono em Miami, ele terá uma sequência de Masters pela frente.
Confira a programação de Bellucci para as próximas semanas:
13/04 – Masters 1000 de Monte Carlo (Mônaco)
21/04 – ATP 500 de Barcelona (Espanha) ou ATP 250 de Bucareste (Romênia)
28/04 – ATP 250 de Munique (Alemanha)
04/05 – Masters 1000 de Madri (Espanha)
11/05 – Masters 1000 de Roma (Itália)
25/05 – Roland Garros (França)