O brasileiro Thomaz Bellucci voltou a amargurar uma queda no ranking da ATP, após a atualização da classificação nesta segunda-feira. Em contrapartida, o croata Marin Cilic teve a melhor ascensão na parte de cima da tabela, subindo sete posições.
Bellucci, que não vem bem nos últimos torneios, caiu mais duas posições e ficou no posto de número 78 do mundo, próximo a deixar o top 80. No entanto, o paulista segue como único representante brasileiro entre os 100 melhores tenistas do mundo. Rogério Silva manteve a posição de número 113, pouco à frente de João “Feijão” Souza, 116º colocado.
O título no ATP 250 de Queen’s, em Londres, na Inglaterra, rendeu sete posições para o croata Marin Cilic, que passou a ocupar a 18ª posição do ranking. O tenista conquistou a taça após a desclassificação de David Nalbandian por conduta antidesportiva. O argentino não somou os pontos da competição como punição e permaneceu na 39ª colocação.
No top dez não houve nenhuma alteração, mas o suíço Roger Federer diminuiu um pouco a distância que o separa dos primeiros colocados, Novak Djokovic e Rafael Nadal. O número três foi vice-campeão do ATP 250 de Halle, na Alemanha, após perder a final para o local Tommy Haas.
Foi justamente Haas que obteve a melhor ascensão do top 100. O alemão que estava na parte final da classificação passou a ocupar o top 50, após subir 38 posições, como número 49 do mundo. No início da temporada, o tenista de 34 anos não figurava sequer entre os 200 melhores.