O Barcelona Regal, do armador brasileiro Marcelinho Huertas, conquistou neste sábado o título do Campeonato Espanhol ao vencer a quinta e decisiva partida contra o Real Madrid, em casa, pelo placar de 73 a 69.
Para chegar à conquista, o Barça precisou virar uma série que parecia perdida, já que o Real Madrid teve a chance de fechar a série na quarta partida, jogando em casa.
No entanto, neste sábado, a melhor defesa do campeonato se impôs ao melhor ataque e o Barça conquistou seu 14º título da história do Campeonato Espanhol.
O pivô Fran Vásquez, que terminou a partida com 16 pontos, oito rebotes e quatro tocos, foi fundamental para a vitória de hoje, mas o cestinha do Barcelona e do confronto foi o armador norte-americano Pete Mickeal, com 17 pontos, além de nove rebotes.
Já Huertas mostrou um bom nível durante toda a série, principalmente no primeiro jogo, quando conseguiu uma cesta de três pontos improvável que deu a vitória à sua equipe no último segundo.
O armador de São Paulo, que consegue seu segundo título na Espanha depois do conquistado na temporada 2009-2010 quando defendia o Caja Laboral, teve uma média de 7,2 pontos, 1,4 assistências e 1,2 rebotes nos cinco jogos finais.
Neste sábado, Huertas foi discreto e anotou apenas quatro pontos, três rebotes e uma assistência, nos 19 minutos que atuou. Com o término da competição, o armador está livre para se apresentar à seleção brasileira.