A decisão de São Paulo de não renovar o contrato para a realização da etapa local do Mundial de Fórmula Indy ocorreu por causa do baixo custo-benefício para a cidade. Segundo o prefeito Fernando Haddad, o município investia aproximadamente R$ 35 milhões para receber o evento e tinha pouco retorno.
A etapa de São Paulo da Indy ocorreu entre 2010 e 2013 em um circuito de rua montado na região do Anhembi utilizando o Sambódromo e ruas de seu entorno como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da Marginal Tietê. O Brasil ficou fora do calendário este ano e retorna à programação da categoria em 2015 com uma prova em Brasília.
“Foi feita uma análise de custo-benefício do que a cidade investia para receber o evento e o quanto de retorno tínhamos. E não se mostrou viável do ponto de vista financeiro mantê-lo no formato que era concebido, utilizando as pistas da Marginal e o Sambódromo. Entendemos que ele precisava ser reformulado para eventualmente ser acolhido por São Paulo”, disse Haddad.
A explicação do prefeito foi dada nesta quinta-feira durante vistoria a obras de modernização do Autódromo de Interlagos, que recebe a Fórmula 1. A cidade recentemente renovou seu contrato com a Formula One Management, empresa que gerencia a categoria, para ter o GP do Brasil até 2020 com a condição de realizar mudanças no circuito.
Orçadas em R$ 160 milhões, as obras em Interlagos começaram em julho e devem ser paralisadas na próxima semana já com recapeamento da pista e mudanças nas áreas de entrada e saída dos boxes. Em dezembro, o autódromo será fechado novamente para reforma dos boxes e do paddock além da construção de boxes auxiliares. A previsão é que reabra em maio.
De acordo com dados da empresa municipal de turismo, a SPTuris, a realização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 injeta aproximadamente R$ 260 milhões na economia local. Com a nova reforma, a cidade esperar atrair outras categorias, como a MotoGP, e eventos para Interlagos.
“A gente está sendo procurado por outras organizações. Não temos nada certo ainda, mas Interlagos tem sonhos ambiciosos. A reforma é muito grande para o ano que vem e estamos conversando inclusive com o pessoal da MotoGP”, explicou o presidente da SPTuris, Wilson Poit.