Até dezembro o autódromo internacional de Brasília vai receber quatro importantes competições. Nos dias 24 e 25 de setembro, será realizada a Copa Petrobrás de Marcas. Depois, 15 e 16 de outubro, será a vez da principal categoria do automobolismo brasileiro, a Stock Car. Em seguida, estão previstas a Fórmula 3 (29 e 30 de outubro) e a Fórmula Truck, encerrando o calendário do ano nos dias 3 e 4 de dezembro.
Para receber essas corridas, a Secretaria de Esporte vai fazer revitalização do local, que servirá também para atender as competições de motos. “Brasília tem se tornado um ponto no circuito de automobilismo e motociclismo. Hoje em dia já recebemos grandes competições nacionais. Com as reformas que faremos daqui para frente, vamos ampliar essa recepção e fazer com que a Capital se torne etapa obrigatória de outros eventos”, diz o subsecretário de Eventos e Administração de Espaços Esportivos (Subseven), Sidmeron Campos Silva.
As principais obras serão triplicar o tamanho da torre de controle, dobrar a área do posto médico, retirar divisórias entre os boxes, trocar as portas dos boxes, além de revitalizar a parte elétrica e hidráulica e instalar cabo de fibra ótica no local.
Para o presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal, Napoleão Augusto Ribeiro, a reforma é importante para a cidade continuar recebendo as principais competições da categoria. “Brasília é um celeiro de bons pilotos. Daqui saiu um tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet. Portanto, tendo um autódromo em boas condições só trará benefícios a todos”.
Para atrair grandes eventos da área e fazer reforma maior no local, o governador Agnelo Queiroz nomeou o ex-piloto Emerson Fittipaldi embaixador do DF no mundo automobilístico.