A Federação Internacional de Basquete (Fiba) concluiu nesta quarta-feira as investigações sobre o duelo entre Austrália e Angola, válido pelo Mundial deste ano, na Espanha. A entidade internacional considerou os australianos inocentes de terem perdido propositalmente para os angolanos.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar que a Austrália foi inocentada da acusão de violar os regulamentos internos da Fiba”, declarou Patrick Baumann, secretário geral da entidade.
A seleção da Austrália foi acusada de perder de maneira proposital para Angola. A partida era válida pela última rodada da fase de grupos do Mundial. Com o revés de 91 a 83, a representação da Oceania evitou enfrentar os Estados Unidos antes das semifinais.
No duelo contra os africanos, a Austrália entrou sem dois de seus principais jogadores: Joe Ingles e Aron Baynes. Na ocasião, a federação do país declarou que os atletas precisavam de repouso.
Mesmo tentando evitar os Estados Unidos, os australianos acabaram eliminados pela Turquia nas oitavas de final do Mundial.