Atual campeão Mundial e primeiro time da América Latina a disputar uma pré-temporada da NBA – liga norte-americana -, o Flamengo tentará o quarto título do NBB com muita moral.
“Foi uma pré-temporada inesquecível, que deu ainda mais experiência ao grupo, a melhor preparação que poderíamos ter e isso cria uma expectativa muito positiva para o NBB. Todos os times foram ao mercado, se reforçaram e isso faz o nível da competição aumentar ainda mais. Tenho certeza de que será ainda mais duro e equilibrado esse ano”, espera o ala/armador Marcelinho.
Hoje, no início do torneio brasileiro, o Rubro-Negro reedita a final do campeonato anterior com o Paulistano (SP). No último encontro, o time carioca conquistou o terceiro título por 78 x 73.
Colado com o Rio de Janeiro está outro favorito. Embora não tenha tanta moral como o Flamengo, o Bauru conseguiu chamar a atenção com as suas cinco contratações de peso: os alas Robert Day e Alex, o ala/pivô Jefferson William e o pivô Rafael Hettsheimeir. As atrações chegaram para integrar o elenco que já contava com as estrelas Larry Taylor e Murilo.
Mais “humilde” do que o gigante carioca, o Dragão acumula apenas uma Copa ETV (2010), uma Copa TV Team (2008) e um Campeonato Paulista (2013).
Os da quadra
Marcelinho Machado, o maior pontuador da história do NBB, com 4.236 pontos, e Alex, peça fundamental da seleção brasileira, disputam o topo dos jogadores mais importantes do campeonato. Marcelinho defende a camisa do Flamengo (RJ) e Alex é um dos novatos no fortalecido Bauru (SP). Juntos integram os elencos favoritos ao título.
Embora seja vencedor por três vezes pelo UniCeub/Brasília, Alex é uma das forças do Bauru para trazer a taça inédita ao dragão paulista. Já o veterano Marcelinho esteve no Rubro-Negro nas três conquistas do Urubu no mesmo campeonato e tentará mais um no decorrer do torneio.
A probabilidade de conseguirem isso é tão grande que até os rivais brasilienses apontam isso. Com os outros três títulos do NBB, além de um Nacional no molde antigo, o UniCeub/Brasília ocupava o posto que hoje seria do próprio Bauru. Diante disto, o próprio técnico José Vidal assume que o seu elenco não está tão bem assim como antes.
“Sem dúvida os dois (Flamengo e Bauru) estão um passo à frente. Do jeito que estamos, podemos chegar aos playoffs”, afirma.
O armador Fulvio tem opinião diferente da do técnico. Dono da vaga deixada por Nezinhho, ele acredita que os amistosos na Argentina e os jogos na Liga Sul-Americana provaram que o elenco é mais forte do que parece. “Nas quatro linhas todos são jogadores”, assegura.
Alex Garcia
Nascimento: 04/03/1980
Naturalidade: Orlândia (SP)
Posição: Ala
Peso: 102 kg
Altura: 1,92 m
Temporadas no NBB: 6
Jogo das Estrelas: 6
Atual equipe: Bauru (SP)
Equipe antiga: UniCeub/Brasília
Premiações: melhor ala do NBB nas temporadas 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011. Melhor defensor do NBB nas temporadas seis vezes consecutivas
Marcelinho
Nascimento: 12/04/1975
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Posição: ala/armador
Peso: 95 kg
Altura: 2,00 m
Temporadas no NBB: 6
Jogo das Estrelas: 5
Atual equipe: Flamengo (RJ)
Equipe antiga: Zalgiris Kaunas (Lituânia)
Premiações: cestinha do NBB três vezes seguidos. Melhor ala nas temporadas 2008/2009 e 2009/2010