A Assembleia Geral do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, em inglês), que acontece em Kuala Lumpur, decidiu hoje a readmissão dos atletas com deficiência intelectual em competições oficiais, incluindo os Jogos Paraolímpicos.
A decisão está condicionada ao cumprimento pelos atletas de vários requisitos, entre eles se submeter a uma série de testes médicos e cognitivos que determinarão seu grau de deficiência e o impacto deste na prática esportiva.
Nos próximos Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres, os esportistas com deficiência intelectual participarão de quatro modalidades: atletismo, natação, remo e tênis de mesa. O número exato de provas e participantes será decidido entre o Comitê Organizador e o IPC.
Os atletas com incapacidade intelectual foram excluídos dos Jogos Paraolímpicos após Sydney 2000, quando se comprovou que o sistema de avaliação da Federação Internacional de Esportes para Pessoas com Deficiência Intelectual (Inas-FID) não considerava o impacto que podia ter na prática esportiva, de modo que competiam pessoas que não podiam ser consideradas deficientes.