Disputado desde 1976, os Jogos Paralímpicos de Inverno terão tempero brasileiro pela primeira vez. Com todas as limitações físicas e dificuldades climáticas para participar deste evento, apenas dois atletas representarão o País na competição: Andre Cintra, do snowboard, e Fernando Aranha, do esqui cross-country. A abertura dos Jogos está marcada para as 13h14, no estádio olímpico Fisht, em Sochi, na Rússia.
Primeiro brasileiro da história a se classificar para os Jogos, Andre também carregará a bandeira do Brasil na abertura. “Será uma grande honra e estou muito feliz. É impossível não se emocionar ao pensar que estamos representando o País pela primeira vez”, festeja o paulistano de 34 anos.
Ele se acidentou em 2008 e teve de amputar a perna direita. Para praticar o snowboard, ele comprou uma prótese especial e começou a competir em 2009. No início de 2013, chegou à 18ª posição no ranking que classificou 32 snowboarders para o torneio.
Aranha está em Sochi desde a última segunda após ter passado por um período de aclimatação e treino no National Sports Center for Disabled (NSCD), nos Estados Unidos.
Menor quantidade
Nesta edição, a Rússia receberá delegações de 44 países. Diferentemente das Olimpíadas em que os atletas disputam medalhas em 15 categorias, nas Paralimpíadas são apenas cinco esportes: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, hóquei sobre trenó e curling em cadeira de rodas.
O número de atletas também diminui – de 2.850 para 575 competidores.