O nadador paraolímpico brasileiro Daniel Dias foi um dos indicados ao prêmio Laureus World Sports na categoria Melhor Desportista Deficiente. Além dele, o Brasil também é representado na disputa pelos jogadores de futebol Kaká e Marta, que concorrem ao prêmio de Melhor Desportista do Ano.
“Nunca poderia imaginar uma indicação como essa quando comecei a nadar”, comemora o atleta, que começou a treinar há três anos, incentivado pelo pai. “Fico ainda mais honrado por estar representando meu país ao lado de atletas tão importantes como o Kaká e a Marta”.
Dias tem má formação congênita dos membros superiores e da perna direita. Atualmente, ele é recordista mundial nas provas de 200m medley, 200m livre e no revezamento 4x50m medley.
“A performance que o Daniel vem tendo nesse curto espaço de tempo desde que descobriu o esporte paraolímpico e a sua atuação no ano de 2007 o credenciam para essa indicação. O CPB se sente muito feliz e orgulhoso de ter um atleta brasileiro indicado ao Laureus”, diz o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto.
Responsável pela conquista de oito medalhas de ouro nos Jogos Parapan-americanos do Rio, em julho do ano passado, Dias concorre com quatro atletas em sua categoria. Os outros indicados são Darren Kenny (Reino Unido); Sarah Storey (Reino Unido); Michael Teuber (Alemanha) e Esther Vergeer (Holanda).
Kenny terminou o Mundial de Paraciclismo com duas medalhas de ouro e duas de bronze. Também no ciclismo, Sarah venceu duas provas na Copa do Mundo Paraolímpica em Manchester, enquanto Teuber obteve seu terceiro ouro no Mundial em perseguição individual. Vergeer manteve sua invencibilidade por quatro anos no tênis em cadeira de rodas.
Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no próximo dia 18 de fevereiro no Mariinsky Concert Hall, em São Petesburgo, Rússia. A votação é feita por 43 personalidades do esporte.