Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br
Planaltina é uma das cidades mais tradicionais do Distrito Federal. Sua origem conta dos tempos dos Bandeirantes, que vieram ao Planalto Central para explorar as riquezas do Cerrado. Hoje a cidade conta com mais de 147 mil habitantes, e, como outras regiões administrativas do Distrito Federal, sofre com a violência e o descaso dos governantes.
Mas nem a falta de dinheiro ou de apoio impede que José Carlos Oliveira, atleta consagrado da cidade, passe os seus conhecimentos adiante. O corredor, conhecido internacionalmente por seus feitos, montou na cidade o Projeto José Carlos Oliveira, que atende as crianças da Vila Buritis e oferece aulas três vezes por semana, nas localidades da Quadra 05 da Vila Buritis. “Eu não recebo nada para ajudar estas crianças. Faço porque é o meu dever”, explica o atleta e coordenador.
O projeto atende cerca de 300 crianças de seis a 12 anos, que praticam capoeira, atletismo, natação e futebol. ”Faço tudo por conta própria. Recebo apoio dos amigos e de alguns comerciantes, mas nada do governo”. O atleta contou ao Jornal de Brasília que até prefere não receber ajuda do governo ou de políticos. “Seria uma ajuda muito boa. Mas eles nunca fazem algo sem querer outra coisa em troca. Não gosto de misturar política no meu projeto, esporte é coisa séria”, acredita.
Leia mais na edição desta terça-feira (13) do Jornal de Brasília.