Marcus Pereira
marcus.pereira@jornaldebrasilia.com.br
Para quem estava acostumado a ir à Asceb e acompanhar os treinos do Uniceub/BRB, foi estranho chegar ao ginásio e dar de cara com os portões fechados em um dos primeiros treinos com bola da equipe, visando a temporada 2012/13. O desconforto por parte da imprensa durou até os minutos finais da atividade, quando foi liberado para os veículos acompanharem o que acontecia dentro do ginásio.
A medida, nunca antes tomada até então, causou uma estranha sensação de que o motivo do treino fechado caía diretamente sobre ao episódio da queda da tabela, que ocasionou a morte de David Henrique Conrado Meira, jogador da equipe sub-22 do Uniceub/BRB, em junho deste ano. Porém, segundo o treinador José Carlos Vidal, tudo não passa de uma tentativa de padronizar o tricampeão do Novo Basquete Brasil (NBB).
“Queremos organizar mais o profissionalismo da nossa equipe. Assim como o novo piso e as obras do ginásio, faz parte de algumas mudanças que estamos fazendo para tentar melhorar e tornar nosso time mais profissional”, explicou.
Vidal afirmou ter tido problemas em treinos no ano passado. “O problema é que, nos últimos anos, todo mundo entrava em quadra, principalmente quando tinha televisão. Por várias vezes, tinha jogador meu que parava de treinar para ir conversar”, desabafou.
Porém, o próprio treinador fez questão de garantir que isso não é uma espécie de punição. “Não tem radicalismo, todos sabem como eu sou. Somente acho que precisamos reestruturar essa questão de organização e padronização, que eu acho que sempre esteve faltando por aqui”, ressaltou o Vidal.
Reformas
A tentativa de tornar o Uniceub/BRB mais profissional também passa por mudanças físicas. Um piso novo foi montado no ginásio, já que os atletas reclamavam que o chão antigo do Ginásio da Asceb era duro. Além do piso, reformas em volta da quadra e também tabelas novas, que estavam previstas para serem trocadas antes do acidente com David, foram o destaque positivo.
Olho nele! – Mão certeira
Reforço da equipe para esta temporada, Danilo Pinnock (foto) foi o destaque do treino de dois contra dois. O armador acertou cerca de 80% dos arremessos de média e longa distâncias.