Mais um importante nome do tênis espanhol anunciou sua ausência no duelo contra o Brasil pela repescagem da Copa Davis. Trata-se do número 18 do ranking mundial, Tommy Robredo. Após ser eliminado do Aberto dos Estados Unidos, pelo suíço Stanislas Wawrinka, nas oitavas de final, Robredo alegou cansaço e reclamou do calendário apertado.
“A Copa Davis sempre é um tema complicado. Teríamos que sentar com a Federação Internacional e ver uma maneira de melhorar isso. Cada vez os jogadores têm menos vontade de disputá-la, são deslocamentos e calendários muito duros que temos”, avaliou o espanhol.
O número 18 do mundo ainda disse não estar motivado para fazer tantas viagens e que precisa de um tempo para descansar: “Terei um final de ano muito duro e não tenho muita motivação para chegar em Barcelona, pegar um avião para o Brasil, jogar lá, voltar e depois ir a China, Moscou, Valência e Paris seguidamente. O corpo precisa de descanso e a cabeça também. Tive dois dias de folga no meio do ano e mereço mais”.
Além de Robredo, David Ferrer (número 5 no ranking da ATP) também já confirmou ausência na Copa Davis. Rafael Nadal, por estar ainda se recuperando de cirurgia no punho, dificilmente estará no time espanhol. O técnico Carlos Moyá deverá convocar Roberto Bautista e Feliciano López, 19 e 21 do mundo, respectivamente.
O confronto entre Brasil e Espanha está marcado para os dias 12, 13 e 14 de setembro, e será realizado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O capitão do time verde e amarelo, João Zwetsch, ainda não convocou os quatro nomes para a disputa, porém Thomaz Bellucci, do simples, Bruno Soares e Marcelo Melo, nas duplas, estão praticamente garantidos.