O argentino Orlando Terranova, ao lado do navegador Bernardo Graue, do carro Mini, comandou a terceira etapa da categoria nesta terça-feira do Rali Dakar, com o tempo de 2h57min28s. A dupla da casa superou os problemas do dia anterior, quando nos últimos 10 km de especial sofreu um acidente, perdendo 20 minutos, e saiu vencedora no trajeto de 284 km cronometrados entre as cidades de San Juan e Chilecito, na Argentina.
O segundo lugar ficou com o Toyota do sul-africano Giniel de Villiers, 1min54s atrás do ponteiro, seguido do saudita Yazeed Alrajhi, de mesmo carro, 2min52s de diferença para o vencedor.
O estreante navegador brasileiro Eduardo Sachs conquistou a 17ª posição. Na classificação geral, o Nissan dele e de seu companheiro, o piloto português Ricardo Leal, é o 22º colocado.
Já a dupla brasileira Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que vinha fazendo uma boa especial com o 12º lugar após o quarto ponto de passagem, teve problemas durante o percurso e ainda não finalizou o trecho.
“Vínhamos super bem, ultrapassamos três carros e estávamos em ritmo forte. Mas faltando 120 km, quebrou o pivô da suspensão dianteira. Demoramos para fazer o reparo e seguimos com cautela redobrada”, explicou o piloto.
“Foi uma sucessão de infelicidades. Também furamos um pneu e passamos uma das entradas, perdendo tempo para achar o caminho correto. Logo depois tivemos o problema na suspensão. O parafuso também quebrou e tivemos que tirar toda a bandeja para fazer o reparo”, disse Youssef.
Os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz, com o Peugeot, terminaram o terceiro dia com o quarto lugar, enquanto o catariano Nasser Al-Attiyad, com o Mini, acabou na quinta posição, o suficiente para se manter na liderança nos carros. Ele possui uma vantagem de 5min18s para o vice-líder de Villiers.
O Dakar deixa provisoriamente a Argentina e entra no Chile, em meio a altitude de 4.800 metros e travessia da fronteira em Paso San Francisco. O percurso de Chilecito (ARG) a Copiapó (CHI) terá um total de 909 km, sendo 315 km de especial.
Veja os resultados da terceira etapa dos carros no Rali Dakar:
1º Orlando Terranova (ARG) / Bernado Graue (ARG) – Mini – 2h57min28s
2º Giniel de Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE) – Toyota – 2h59min22s
3º Yazeed Alrajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) –Toyota – 3h00min20s
4º Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) – Peugeot – 3h01min34s
5º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA) – Mini – 3h01min46s
17º Ricardo Leal (POR) / Eduardo Sachs (BRA) –Nissan – 3h20min53s
Veja a classificação geral da categoria carros no Rali Dakar:
1º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA) –Mini – 7h27min59s
2º Giniel de Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE) – Toyota – 7h39min37s
3º Orlando Terranova (ARG) / Bernado Graue (ARG) – Mini – 7h39min37s
4º Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) – Peugeot – 7h39min56s
5º Yazeed Alrajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) – Toyota – 7h48min05s
23º Ricardo Leal (POR) / Eduardo Sachs (BRA) – Nissan – 8h51min21s