Menu
Mais Esportes

Argentina vence, mas não atinge saldo de pontos necessário e está fora do Pan

Arquivo Geral

23/07/2015 16h30

Pela segunda vez consecutiva, a seleção argentina de basquete não passou da primeira fase dos Jogos Pan-Americanos. Derrotada por Canadá e México, a equipe encerrou a participação na fase de grupos com vitória por 80 a 70 sobre a República Dominicana, mas não obteve saldo de pontos suficiente para assegurar uma vaga na semifinal.

Para avançar, os comandados de Sergio Hernández precisavam vencer os dominicanos por uma diferença de no mínimo 14 pontos e ainda torcer para que o Canadá vencesse o México na última rodada do grupo B, a ser realizada às 19h (de Brasília) desta quinta. Como não atingiu o resultado necessário, a Argentina está eliminada da competição em Toronto.

O jogo – O duelo começou equilibrado, com as duas equipes encaixando bem o contra-ataque, e o primeiro quarto acabou empatado em 18 a 18. Os argentinos cresceram na partida, abriram oito pontos de vantagem (26 a 14) e foram para o intervalo vencendo por 44 a 32.

Porém, os dominicanos reagiram, recuperaram a diferença no terceiro período (20 a 10) e iniciaram o último quarto ganhando por uma bola (54 a 52). Comandada por Brussino, a Argentina esboçou uma reação e abriu 11 pontos de vantagem, mas parou por aí. A República Dominicana soube trabalhar a bola e administrar o tempo para segurar a derrota por 80 a 70 e seguir vivo na briga pela classificação.

Nicolas Brussino foi o cestinha da partida, com 21 pontos, cinco rebotes e duas assistências. Patricio Garino foi responsável por 13 pontos e sete rebotes, enquanto Nicolas Laprovitola se destacou com 12 pontos, sete rebotes e seis assistências. Federico Aguerre e Marcos Delia contribuíram com 11 e 10 pontos, respectivamente.

Do lado perdedor, James Stokley foi o maior pontuador, com 19 unidades. Angel Suero ajudoj com 15 pontos e Edward Santana beirou o duplo-duplo, com 14 pontos e nove rebotes.

Agora a briga pela segunda vaga na chave B está entre dominicanos e mexicanos. Já classificado, o Canadá é o líder do grupo, com quatro pontos, mesmo número de Argentina e República Dominicana. O México é o lanterna do grupo, com três. Se o México vencer o Canadá, ambas as seleções avançam para o mata-mata.

Em caso de vitória canadense, as outras equipes empatam e a classificação será decidida no saldo de pontos entre elas, exceto pelos argentinos, que já estão abaixo dos dominicanos. 

No grupo A, Brasil e Estados Unidos estão garantidos na semi. Os times farão um confronto direto na noite desta quinta para definir quem avança como líder. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado