O esperado confronto entre Brasil e Argentina ocorrerá já nas oitavas de final do Campeonato Mundial masculino de basquete, na Espanha. O enfrentamento entre os rivais sul-americanos já na primeira fase eliminatória do torneio foi definido nesta quinta-feira, com a derrota dos argentinos para a Grécia por 79 a 71, no encerramento do Grupo B da competição.
O resultado em Sevilha deixou a Argentina na terceira colocação da chave com oito pontos, superada por Croácia, dona da segunda posição com vantagem no desempate, e Grécia, líder com dez. Por isso, enfrentará o Brasil, que encerrou a primeira fase na segunda posição do Grupo A, atrás da Espanha. Se os argentinos vencessem o jogo desta quinta-feira, o time nacional pegaria os croatas nas oitavas de final.
Brasil e Argentina se enfrentaram nas eliminatórias dos dois últimos principais torneios do mundo. E a Seleção foi derrotada em ambos. Nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, perdeu por cinco pontos e acabou o acmpeonato apenas na quinta colocação. Nas oitavas do Mundial de 2010, caiu por quatro tentos.
Na Espanha, no entanto, o Brasil pode ser considerado favorito por contar com todos seus atletas e pela boa campanha na fase inicial. A Argentina desta vez não tem à disposição a maioria de suas estrelas da chamada ‘Geração Dourada’, campeã das Olimpíadas de Atenas-2004, e foi derrotada duas vezes no Grupo B.
O novo duelo entre Brasil e Espanha no Mundial masculino de basquete está marcado para o próximo domingo às 17h (de Brasília), em Madri.
Espanha fecha fase com 100% – A rodada desta quinta-feira encerrou a primeira fase da Copa do Mundo da modalidade. Jogando em casa, a Espanha confirmou sua força e encerrou o Grupo A com desempenho perfeito, derrotando a Sérvia por 89 a 73. Foram cinco vitórias em cinco partidas.
Nas oitavas de final, os donos da casa enfrentam Senegal, quarto colocado do Grupo B. A França, terceira colocada do A, pega a Croácia. A Sérvia enfrenta a Grécia.
No Grupo C, a liderança ficou com os Estados Unidos, que venceram seus cinco jogos na primeira fase e agora medem forças com o México. A Turquia, segunda, enfrenta a Austrália. Eslovênia e República Dominicana e Lituânia e Nova Zelândia completam os confrontos de oitavas.
Veja os jogos das oitavas de final do Mundial de basquete:
Espanha x Senegal
Brasil x Argentina
França x Croácia
Sérvia x Grécia
Estados Unidos x México
Turquia x Austrália
Eslovênia x República Dominicana
Lituânia x Nova Zelândia