Palco da edição 2007 do Campeonato Mundial de Judô, a Arena Olímpica do Rio de Janeiro, localizada na Barra da Tijuca, está em fase final de montagem. A competição será realizada entre os dias 13 e 16 de setembro.
De acordo com a organização, as 408 placas de tatame das quatro arenas de competição e outras 800 do setor de aquecimento estão instaladas e prontas para o uso dos atletas. Cerca de 30 pessoas trabalham na montagem da área onde os 776 judocas lutarão por medalhas nos quatro dias de evento.
“Conforme os fornecedores forem chegando, este número aumentará. Estamos dentro do cronograma e a expectativa é que tudo esteja pronto até terça-feira. Quando concluirmos, faremos alguns testes em toda a instalação”, comenta Sebastian Pereira, ex-judoca, medalhista de bronze no Mundial de 1999. “Espero que a organização ganhe a medalha de ouro”, brinca.
Vale lembrar que o Mundial de Judô do Rio por pouco não foi cancelado porque a Confederação Brasileira da modalidade (CBJ) alegou não ter dinheiro para pagar todas as despesas da competição. O evento só foi salvo e o vexame evitado graças à intervenção da prefeitura carioca e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).