O húngaro Peter Farkas, medalha de ouro da luta greco-romana em Barcelona-1992, foi preso no último sábado, em Andorra. O ex-lutador estava foragido desde novembro de 2008, quando fugiu do tribunal após ser condenado a cinco anos de prisão por plantar cerca de 3 mil pés de maconha na casa de sua mãe, em Budapeste, em 2004. Após sua fuga, a sentença aumentou para sete anos de detenção.
De acordo com a polícia húngara, Farkas foi descoberto em Andorra, ao dar entrada em um hotel com os documentos de seu irmão mais novo, Károly, que também foi condenado no caso. O ex-lutador estaria no país para se encontrar com sua namorada, que ainda mora em Budapeste.
O caso é considerado o principal fator para o parlamento húngaro ter aprovado recentemente um projeto que proíbe o pagamento de pensão aos medalhistas olímpicos, caso sejam condenados por algum crime.
A expectativa é que Farkas, que não ofereceu resistência no momento de sua prisão, seja extraditado em um ou dois meses, tempo necessário para que todos os procedimentos legais sejam concluídos.