Com vitórias nas três regatas disputadas, a dupla norte-americana Mark Mendelblatt e Mark Strube lidera a competição, com apenas três pontos perdidos. Os alemães Matthias Miller e Manuel Voigt estão em terceiro (sexto e quinto lugar nesta terça), com 19.
Nesta terça, os velejadores encontraram na Baía de Luebeck ventos médios entre 12 e 15 nós, direção oeste. “A Comissão de Regatas manteve as bóias próximo da terra firme, algo que torna os ventos inconstantes, dificultando a velejada”, disse Robert Scheidt, bicampeão olímpico e octa mundial da classe Laser.
“A primeira regata foi bastante complicada, uma vez que optamos por largar perto do barco da comissão, e o vento rondou 30 graus, só que para o lado oposto”, comentou Robert. “Montamos a primeira bóia apenas em 35°, e partimos para uma regata de recuperação para terminarmos em 8°. Na segunda regata, montamos a bóia em 12° e ganhamos seis posições.”
Proeiro da dupla, Prada comemorou o resultado e a manutenção da vice-liderança. “O mais importante neste segundo dia foi manter a boa média, diante de uma flotilha extremamente forte, como vamos encontrar no Mundial. Nosso novo barco também está ótimo, nos surpreendendo sobretudo nas condições de vento em popa”, afirmou o velejador.
Disputado simultaneamente à Semana Báltica Rolex 2006, o Campeonato Europeu da classe Star tem oito regatas previstas, com direito a um descarte. São 80 barcos disputando a competição, a última de Scheidt e Prada no exterior antes do Mundial da categoria, em setembro, nos Estados Unidos. Em 2006, na Europa, Robert e Bruno foram terceiro na Holland Regatta, em maio, e vice-campeões na Semana de Kiel, em junho, também na Alemanha.
< !-- /hotwords -- >