O espanhol Rafael Nadal havia vencido os três duelos do ano contra Roger Federer, mas não conseguiu segurar o suíço na segunda rodada da fase de grupos do ATP Finals, em Londres, nesta terça-feira (22). O segundo tenista do ranking mundial aceitou a derrota por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em apenas 61 minutos, e elogiou o rival.
“O resultado foi real. Ele jogou bem demais para mim. Quando Federer joga deste jeito, o único jeito de continuar no jogo é ganhando pontos de graça com o serviço, porque de resto o nível dele foi muito alto. E eu não tive esses pontos como costumo ter”, explicou.
O ATP Finals não é o torneio favorito de Nadal. Esta é sua quinta participação. Ele soma 12 vitórias e 12 derrotas, tendo chegado à final apenas uma vez. Na temporada passada, perdeu para Federer, justamente a última derrota para o suíça ex-número 1 do mundo até a partida de terça-feira.
Para se classificar à semifinal, fase na qual esteve duas vezes, precisa ganhar do francês Jo-Wilfried Tsonga na quinta-feira (24). “Não é o momento de me despedir. Não é o momento de me desanimar. É o momento de continuar lutando e aceitar que quando Federer joga deste jeito ele é melhor do que eu. Continuo no torneio”, avisou.