
Neste sábado, terá início o Campeonato Ibero-Americano de atletismo, evento-teste da modalidade. Por isso, nesta quinta-feira, o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), palco da disputa, foi oficialmente apresentado. O local foi reformado para se adequar a receber provas de atletismo e alguns jogos de futebol nas Olimpíadas.
Entre as mudanças feitas no Engenhão, destacam-se o aumento da capacidade de público, de 45 mil para 60 mil pessoas, substituição das pistas de atletismo, alterações na parte elétrica, adequações de acessibilidade, entre outras mudanças.
No total, foram gastos R$ 52 milhões, custeados pela prefeitura do Rio. Na apresentação do Estádio, o prefeito Eduardo Paes destacou as mudanças feitas no local, e ressaltou a importância do legado para a cidade depois do término dos Jogos.
“Foi feita a recuperação de banheiros, elevadores, de ar condicionado, dos equipamentos de proteção contra incêndio, de sonorização. A pista, que estava muito antiga, foi toda trocada, assim como a de aquecimento. Boa parte do custo foi operação de pista e a parte de energia. A Olimpíada exige da gente uma redundância, duas redes, além dos geradores. E acaba sendo um legado importante para o Engenhão”, disse Paes.
O prefeito ainda comentou sobre a situação política do país. Nesta quinta-feira, foi aprovado o processo de impeachment pelo Senado, e a presidente Dilma Rouseff foi afastada, sendo substituída por Michel Temer. Para Paes, a mudança não gera reflexos negativos nos Jogos.
“Esse é um assunto que perpassa disputas políticas, perpassa administrações. A presidenta Dilma vinha tratando de forma muito correta as Olimpíadas e assim continuará com o presidente Michel Temer. É importante que a gente entenda que esta é uma agenda da nação brasileira, do país, não é agenda de um ou outro partido”, finalizou Eduardo.
Outro local que também será palco dos Jogos Olímpicos foi entregue ao Comitê Organizador Rio 2016. É o Pavilhão 6, localizado no centro convenções Riocentro, e responsável por sediar as competições de boxe, nas Olimpíadas, e de vôlei sentado, nas Paralimpíadas.