Convocados pelo capitão João Zwetsch para defender a seleção de tênis do Brasil na Copa Davis no último final de semana, Thomaz Bellucci e João “Feijão” Souza subiram no ranking mundial divulgado pela ATP nesta segunda-feira (9). Enquanto o primeiro ganhou uma posição, o segundo retornou ao top 100.
Principal jogador do País na Copa Davis, Bellucci venceu os confrontos diante dos colombianos Alejandro Falla e Santiago Giraldo em São José do Rio Preto. Desta forma, ele avançou da 45ª para a 44ª colocação do ranking mundial ao totalizar 975 pontos ganhos.
Feijão, por sua vez, caiu na abertura da série da Copa Davis diante de Santiago Giraldo e, com o confronto já decidido, bateu Robert Farah no encerramento. Depois de ganhar três posições, o brasileiro aparece no 99º lugar do ranking mundial com 554 pontos ganhos.
Já Rogério Dutra da Silva sofreu uma queda expressiva e perdeu 13 posições para figurar no 129º posto com 425 pontos. Ricardo Mello vem logo em seguida com 424 pontos. Thiago Alves, 160º com 330 pontos, e Júlio Silva, 163º com 323 pontos, completam o grupo dos brasileiros no top 200.
O top 50 do ranking mundial, liderado pelo sérvio Novak Djokovic, não registrou grandes alterações. Entre os 10 primeiros colocados, o norte-americano John Isner ultrapassou o argentino Juan Martin Del Potro e assumiu a 10ª colocação. Já o francês Jo-Wilfried Tsonga superou o espanhol David Ferrer e tomou o quinto lugar.
No ranking mundial feminino, liderado pela bielorrussa Victoria Azarenka, a única alteração entre as 10 primeiras colocadas foi a ultrapassagem da norte-americana Serena Williams, campeã do Torneio de Charleston no final de semana e nova nona colocada da lista, sobre a russa Vera Zvonareva.
O Brasil conta com apenas duas representantes no top 300 do ranking mundial feminino. Depois de ganhar duas posições, Roxane Vaisemberg aparece no 245º lugar. Teliana Pereira, por sua vez, caiu dois postos e atualmente figura na 299ª colocação.