A pernambucana Teliana Pereira teve uma estreia nada fácil no WTA de Bucareste, na Romênia, torneio disputado sobre o saibro e com premiação de 250 mil euros. Na última terça-feira, o jogo contra a eslovaca Kristina Kucova (133ª) teve de ser interrompido no terceiro set por conta da chuva e falta de luz natural. A número 1 do Brasil voltou à quadra nesta quarta-feira e derrotou a europeia por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4-7) e 7/6 (8-6), depois de 3h24 de confronto e de ter salvo um matchpoint.
Na segunda rodada, Teliana medirá forças com a local Monica Niculesco, 41ª na lista da WTA e cabeça de chave número 3 em Bucareste. O duelo, marcado para a manhã da próxima quinta-feira, será inédito.
“Foi muita tensão. Nunca tinha acontecido algo assim comigo,” revelou Teliana, se referindo ao jogo ter parado por chuva, voltado por alguns games e depois ter sido interrompido por falta de luz na quadra, no 5/5 do terceiro set, para só voltar nesta quarta. “Foi uma situação muito difícil, principalmente mentalmente. Não consegui relaxar bem à noite. Fiquei pensando o tempo todo no jogo. Mas estou muito feliz de ter conseguido reverter a situação e saído com a vitória”, acrescentou a pernambucana radicada em Curitiba.
Além de lidar com as adversidades climáticas, Teliana teve que salvar um matchpoint no tiebreak do segundo set para se manter viva no torneio. “Ontem tive o jogo na mão, ganhando de 6/3 e 4-1 no tiebreak. Hoje (quarta-feira) ela que esteve muito perto de ganhar. Mas o tênis é assim e lutei muito, muito”, analisou a brasileira, dona de um título WTA na carreira.
Embalada pela reação contra Kucova, Teliana acredita que terá de elevar o nível de seu tênis para avançar às quartas de final: “Uma vitória como a que tive dá confiança, mas agora é outro jogo, uma situação diferente. A Niculescu tem um jogo muito inteligente. Vou ter que jogar melhor e ser consistente o tempo todo”.
O WTA de Bucareste é o segundo de uma série de quatro torneios no saibro que Teliana está jogando. Ela foi semifinalista, na semana passada, do ITF de Contrexeville e depois jogas os WTAs de Bad Gastein e Florianópolis.