Embora tenha números de destaque na NBA e seja o principal jogador do Detroit Pistons, Andre Drummond quebrou um recorde negativo na noite desta quarta-feira. Na vitória por 123 a 114 contra o Houston Rockets, o pivô errou 23 lances livres em 36 chances, ultrapassando Wilt Chamberlain e DeAndre Jordan.
No dia 1º de dezembro de 1967, Chamberlain falhou em 22 arremessos em jogo contra o Seattle Supersonics, quando ainda defendia o Philadelphia 76ers. DeAndre Jordan o alcançou no dia 30 de novembro de 2015, contra o Portland Trail Blazers, errando 12 de 34.
O feito de Drummond ocorreu devido à tática “Hack-A-Shaq”, que consiste em cometer faltas em jogador que tenha um mau aproveitamento nos lances livres. O nome faz alusão ao ex-pivô Shaquille O’Neal, que também tinha dificuldades nos arremessos.
Drummond sofreu 12 faltas seguidas no terceiro período, sendo cinco delas cometidas por K.J. McDaniels em apenas nove segundos. Por isso, o técnico Stan Van Gudy chegou a tirar o pivô de quadra, promovendo seu retorno somente no último quarto, quando acertou seis de 12 lances livres. Ele terminou a partida anotando 17 pontos e 11 rebotes.