Menu
Mais Esportes

Após doping, Daiane dos Santos "reestreia" neste sábado

Arquivo Geral

01/07/2010 14h55

Liberada desde o último domingo para competir depois de cumprir cinco meses de suspensão por doping, Daiane dos Santos fará sua “reestreia” neste final de semana, durante o Campeonato Paulista de ginástica artística.

Será a primeira disputa da gaúcha desde as Olimpíadas de Pequim – logo após a disputa na China, a atleta de submeteu a uma cirurgia no joelho direito. Trata-se também da primeira competição dela como atleta do clube Pinheiros, com quem assinou contrato em janeiro daquele ano.

“Meu retorno é fruto do esforço de toda a equipe do clube Pinheiros. Isso me dá a possibilidade de ter como objetivo a volta para a seleção brasileira e poder representar novamente o Brasil no Mundial”, comentou Daiane, que competirá em todos os aparelhos (solo, salto, trave e barras assimétricas).

Daiane foi pega pelo controle antidoping por uso de furosemida, um tipo de diurético. Ela alega que a substância entrou em seu corpo durante um tratamento estético, feito no período no qual estava parada por conta da recuperação da cirurgia.

Para um retorno satisfatório, a comissão técnica do Pinheiros investiu em treinamentos progressivos específicos, divididos em seis etapas, considerando as fases de recuperação da atleta.

A primeira e a mais delicada consistiu em tratamentos e atividades permitidas no pós-operatório, seguida da retomada à forma física, familiarização das atividades em aparelhos da ginástica, retomada de movimentos técnicos da modalidade, preparação psicológica e concentração máxima. Por último, houve a ampliação gradual da carga de atividades com o objetivo de obter rendimentos crescentes a cada competição.

“A Daiane treina, com a equipe do Pinheiros, em média 30 horas por semana. Cada competição requer uma preparação diferenciada. Diariamente constatamos a evolução da nossa ginasta”, comentou o técnico argentino Raimundo Blanco. “Em dois anos, ela pôde retomar a confiança em suas capacidades técnicas, físicas e psicológicas, necessárias para continuar nas disputas mais importantes”, emendou.

Laís segue fora

Também atleta do Pinheiros, a ex-seleção brasileira Laís Souza não poderá acompanhar Daiane no retorno às competições. Ela, que também está afastada desde Pequim-2008 por problemas físicos, precisou se submeter a outra cirurgia no joelho direito, há duas semanas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado