Pego no exame antidoping da etapa de abertura do Circuito de Corridas da Caixa, realizada no dia 1º de abril deste ano, em Goiânia, o atleta José Magno dos Santos Mota foi suspenso de maneira oficial pela Comissão Disciplinar Nacional (CDN) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), nesta quarta. Afastado provisoriamente desde 16 de maio, o corredor ficará agora mais dois anos sem poder participar de competições.
O exame de José Magno apresentou resultado positivo para a substância Mefentermina, proibida pela Agência Antidoping Mundial (Wada). O resultado do teste foi comunicado ao atleta, que sequer requereu o exame da segunda amostra de sua urina no prazo permitido pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).
Substância da família das anfetaminas, a mefentermina é um estimulante cardiorrespiratório. Ao ser usada, acelera o batimento cardíaco e melhora a circulação sanguínea, melhorando o desempenho em práticas esportivas.
Na etapa em que foi descoberto no exame antidoping, José Magno completou os 10km de prova na 13ª colocação, com o tempo de 31min31s. Líder da prova, Gilmar Lopes cruzou a linha de chegada em 29min54s.