Tenista número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci se aproveitou da desistência do argentino Diego Schwartzman e está classificado para a segunda rodada do Masters 1000 de Roma. O brasileiro, vindo do qualifying assim como o argentino, venceu o primeiro set por 6/4 e estava a dois games de garantir o triunfo por conta própria, com 4/3. Foi quando, após 1h28 de partida, o 62º colocado do ranking da ATP se retirou e deu a vitória de bandeja ao paulista.
A primeira parcial foi bem equilibrada. O argentino pressionou bastante no primeiro saque de Bellucci, mas o melhor tenista do Brasil conseguiu salvar um break-point e confirmar o serviço. Na sequência, conseguiu salvar mais três break-points antes de ser quebrado, mas devolveu a gentileza e também quebrou Schwartzman. O brasileiro cresceu na partida e voltou a quebrar o adversário no nono game, para em seguida confirmar e vencer a parcial por 6/4 após 51 minutos.
No segundo set, o paulista largou na frente e quebrou o primeiro saque do argentino. No quarto, não pontuou e foi quebrado por 40-0, mas quando iniciou a recuperação, conseguiu mais uma quebra. Depois de perder quato pontos e ver a superioridade do brasileiro no saibro romano, Schwartzman desisiu da partida e deu a vitória a Bellucci.
Agora, Bellucci aguarda o duelo entre os espanhóis Roberto Bautista (19º) e Marcel Granollers (54º) para conhecer seu adversário na próxima fase. O brasileiro segue como único representante verde-amarelo na competição, uma vez que João Souza, o Feijão, foi eliminado na estreia para o italiano Thomas Fabbiano por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2).
Para chegar a Roma, Bellucci venceu o colombiano Alejandro Gonzalez (2 sets a 0, parciais: 6/2 e 6/0) e depois despachou Dodig também sem perder nenhum set (7/6[7-4] e 6/4) no quali. O brasileiro vive um bom momento e ganhou boas posições na atualização do ranking mundial divulgado na última segunda-feira, indo da 77ª para a 68ª posição.