Menu
Mais Esportes

Após Challenger de São Paulo, Thiago Alves sonha voltar aos Grand Slams

Arquivo Geral

12/01/2012 13h05

Na temporada em que completa 30 anos, Thiago Alves, vítima de uma grave lesão, precisa regredir aos torneios menores para subir no ranking mundial. Campeão do Challenger de São Paulo no último domingo (8), o tenista administra a artrose que tem nas costas e sonha voltar aos Grand Slams após descartar a ideia de se aposentar.

 

“Mentalmente, com certeza não está sendo fácil. Em 2011, passei meses sem jogar e tive dúvidas sobre o que fazer, continuar ou não continuar. Eu estava com 29 anos e uma lesão muito grave, sem saber como seria a recuperação. Além disso, sabia que precisaria voltar aos torneios menores, porque no tênis você precisa escalar tudo de novo se tem lesão e cai no ranking”, lembrou.

 

Na lista divulgada pela ATP em julho de 2009, Alves chegou ao 88º posto, seu recorde. Convocado para defender o Brasil na Copa Davis em 2008, ele tem seis participações em chaves principais de Grand Slams, nos quais enfrentou nomes como o australiano Lleyton Hewitt e o astro suíço Roger Federer.

 

“Estou em uma idade um pouco avançada, mas a lesão é administrável e já estou há uns cinco meses sem dor. Sei que tenho nível para estar acima, mas preciso enfrentar os moleques mais novos nos torneios menores de igual para igual, sempre respeitando-os. Minha experiência faz um pouco de diferença e quero muito voltar”, disse.

 

Em setembro de 2011, época em que pensou em parar, Alves bateu na 553ª colocação do ranking mundial. Com o título sobre o português Gastão Elias em São Paulo, ele saltou para o 234º lugar na lista, evitando uma dura caminhada pelos futures. O tenista não ganhava um challenger desde 2007, já que havia perdido as seis finais anteriores.

 

“Se eu voltar a sentir, como já sei o que fazer para tratar a lesão, não vou ficar tanto tempo parado. Agora, tenho que seguir forte e quero jogar, no mínimo, por mais dois anos. Até 2014, com certeza eu vou”, prometeu Alves, que pretende retornar ao grupo dos 120 primeiros até o final de 2012 para tentar entrar nos Grand Slams em 2013.

 

A possibilidade de encerrar a carreira antes do previsto que chegou a atormentar o ex-top 100 brasileiro foi afastada, mas, ainda assim, o jogador nascido no dia 22 de maio de 1982 já vislumbra algumas alternativas para sua vida do lado de fora das quadras.

 

“Eu venho fazendo um trabalho mental muito forte a respeito dessa retomada, de como seguir com minha carreira e também já penso em como continuar depois de encerrar a carreira, já estou visualizando um pouco o meu futuro”, explicou o campeão do Challenger de São Paulo.

 

Antes de sentir a lesão, Thiago Alves chegou a realizar uma pré-temporada na academia comandada pelo técnico Larri Passos em Balneário Camboriú. Após o imprevisto, ele voltou a trabalhar sob o comando de Edvaldo Oliveira em São José do Rio Preto, sua cidade natal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado