Depois de subir ao pódio para a conquista do bronze individual na esgrima, Renzo Agresta entra na disputa em grupos do sabre para buscar mais uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ao lado de William Zeytounlian e Enrico Pezzi, o esgrimista enfrentará a Argentina nesta quinta-feira, às 13h55 (de Brasília).
“A Argentina tem uma equipe forte e um medalhista de bronze no time”, diz Renzo, referindo-se Ricardo Bustamante, que também foi terceiro colocado no individual. “São atletas experientes, bons, mas estamos confiantes. Vamos lutar para defender a medalha que a gente ganhou em Guadalajara/2011”, afirmou.
A conquista do bronze renovou a confiança do esgrimista, que vê a competição como uma forma de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. “Sei que posso ganhar de qualquer adversário, pois visualizei o meu potencial. Estou ganhando de adversários que já conquistaram medalhas importantes no circuito mundial. Assim, renovei a minha confiança para seguir forte até o Rio de Janeiro”.
Apesar das comemorações pela conquista individual, Renzo agora prega o foco na disputa por equipes. “Foi importante conquistar a medalha (no individual) pela importância do evento, pela esgrima brasileira e pela nossa equipe. Mas o foco já mudou, está na prova por equipe”, comentou o brasileiro, que também observou a qualidade dos esgrimistas que foram ao Pan.
“Na minha opinião a delegação que está aqui em Toronto é a melhor e mais forte do país em todos os tempos. Atualmente, o Brasil não tem um número grande de praticantes da modalidade, mas a qualidade técnica dos atletas é muito superior a de outros tempos”, avaliou.