Depois da bem sucedida campanha olímpica em Pequim-2008, a parceria formada pelas velejadoras Fernanda Oliveira e Isabel Swan, terceira colocada nos Jogos chineses na classe 470, não estará mais junta no próximo ciclo olímpico. As atletas decidiram seguir rumos diferentes na vela.
A timoneira Fernanda permanecerá atuando na classe 470, enquanto a proeira Isabel manifestou desejo de velejar no leme, o que a fez decidir mudar de classe. “Ela me disse que precisava evoluir mais como velejadora”, contou Fernanda, que concorda com os motivos da ex-companheira. “É importante para a Isabel evoluir tecnicamente. É natural”, completou.
Se Isabel decidiu sair da classe 470 para assumir o leme em novas categorias, Fernanda não pretende modificar a carreira. “Eu precisava de alguém que se dedicasse integralmente à classe. Não houve nada de briga”, esclareceu a administradora de empresas, que permanecerá treinando com o técnico Paulo Ribeiro, que têm como objetivo realizar uma nova campanha olímpica na classe 470 para, ‘se possível, trazer o ouro’.
Agora, Fernanda está à procura de uma nova proeira para a dupla e o nome mais cotado para assumir o posto é o da catarinense Larissa Juk, porém, as duas ainda estão em conversação e Fernanda também analisará outras opções. Já Isabel provavelmente seguirá para a classe Laser Radial, em que competirá sozinha no barco.