Menu
Mais Esportes

Após boicote, intimados pelo STJD não comparecem a audiências na CBB

Arquivo Geral

21/01/2016 17h38

A polêmica envolvendo o basquete feminino ganhou mais um capítulo. Nesta quinta-feira, os dirigentes, técnicos e jogadoras intimados para audiências pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não compareceram às sessões na Confederação Brasileira de Basquete (CBB), alegando diferente razões para a ausência.

O único a marcar presença no local foi Paulo Valed Perry, auditor responsável pelo processo. Ele chegou às 10 horas, horário em que alguns depoimentos estavam agendados, e esperava ouvir Vanderlei Mazzuchini, diretor de seleções, Antônio Carlos Barbosa, técnico da seleção, e Ricardo Molina, presidente do Corinthians/Americana, uma das equipes da Liga de Basquete Feminino (LBF) que aderiu ao boicote.

Já a audiência das atletas começaria às 13 horas – Adrianinha, Tainá Paixão e Tati Pacheco, todas do América de Recife, Gilmara e Joice, ambas do Corinthians/Americana, e Jaqueline e Tássia, as duas do Santo André, foram as convocadas para depor, mas também não compareceram. As sete jogadoras pediram dispensa da seleção após serem escolhidas para participar do evento-teste das Olimpíadas, na semana passada.

O clima de tensão entre a CBB e os clubes da LBF vem se estendendo desde os últimos anos, com as reclamações dos times sobre a pouca atenção dada pela entidade ao basquete feminino. O estopim aconteceu em novembro, quando dirigentes da instituição não compareceram ao evento de lançamento da liga.

A partir daí, a situação se agravou. Em dezembro, Luiz Augusto Zanon se demitiu do cargo de técnico da seleção, e a CBB escolheu Barbosa como treinador e a ex-atleta Adriana Santos para ocupar a função de coordenado da seleção feminina. Porém, a crise não retrocedeu. Os clubes decidiram boicotar a seleção e apenas dois times que tiveram jogadoras convocadas não aderiram ao protesto. A pivô Clarissa, do Corinthians/Americana, não apoiou a decisão da equipe, se apresentou e acabou sendo demitida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado