Após o fiasco do ano passado, a Williams procura se reerguer para a temporada de 2012. Na tentativa de ganhar alguns décimos de segundo, a equipe britânica contratou o norte-americano Michael Johnson, dono de quatro medalhas de ouro olímpicas no atletismo, para aumentar a rapidez de seus mecânicos no pit-stop. Após a apreensão inicial, os funcionários dizem aprovar a medida.
“Todo mundo ficou animado, mas também um pouco apreensivo. O Michael é bem conhecido e treina atletas de alto nível, mas não somos profissionais. Nem todos vão à academia, porque usamos nossas próprias atividades e hobbies fora do trabalho para manter a forma. No entanto, tem sido bom, realmente interessante e, obviamente, um privilégio”, disse ao The Guardian o mecânico Ben Howard, responsável pela roda dianteira esquerda.
Johnson conquistou o ouro do revezamento 4x200m das Olimpíadas de Barcelona-1992 ao lado da equipe dos Estados Unidos e venceu os 200m e os 400m rasos em Atlanta-1996, além dos 400m rasos em Sydney-2000. Para completar, o norte-americano ainda conta com mais oito medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais de atletismo.
“Estou extremamente confiante em mim e na minha equipe em termos de metodologia de treinamento e eficiência biomecânica. Acho que ninguém sabe melhor isso que nós. Tem uma quantidade tremenda de movimentos biomecânicos em um pit-stop e essa é a razão pela qual podemos fazê-lo ser mais rápido”, explicou.
Johnson acompanha a Fórmula 1 desde 1996, ano do título do britânico Damon Hill com a Williams. Ele tem um capacete do alemão Michael Schumacher e já foi apresentado a alguns pilotos por Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da categoria. Entusiasmado, já fala trabalhar novamente com a equipe em 2013. “Vamos até o final”, disse o ex-atleta quando questionado sobre a duração do acordo.
O brasileiro Bruno Senna será beneficiado pelo trabalho de Michael Johnson junto aos mecânicos da Williams ao lado do venezuelano Pastor Maldonado. Preterido pela equipe britânica, o veterano Rubens Barrichello tem futuro incerto e fará alguns testes na Fórmula Indy a convite de seu compatriota e amigo Tony Kanaan.