O paranaense Emanuel teve uma temporada perfeita em 2011, conquistando ao lado do capixaba Alison o Campeonato Mundial, o Circuito Mundial, o Circuito Brasileiro e a medalha de ouro do vôlei de praia nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Para o ano que vem, a parceria prevê ainda mais superação para ficar com o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Além dos títulos, Emanuel recebeu premiações individuais importantes no ano. Ele foi eleito o melhor atleta brasileiro da temporada, pelo Comitê Olímpico Brasileiro, e o melhor jogador pela Federação Internacional de Vôlei de Praia.
“Fizemos o planejamento para uma boa temporada, mas este foi um ano melhor do que a gente esperava. Claro que queríamos disputar títulos, conquistar títulos, nos preparamos para isso, mas deu tudo muito certo, fruto do trabalho bem feito pela nossa equipe. Foi um ano maravilhoso e espero que 2012 também seja um grande ano”, disse o jogador.
Emanuel já tem duas medalhas olímpicas no currículo. Em Atenas-2004, ele conquistou o ouro ao lado do baiano Ricardo. Quatro anos depois em Pequim, os brasileiros reeditaram a dupla e ficaram com a medalha de bronze. Na ocasião, Márcio e Fábio foram os melhores do País, com a prata.
Para recuperar o lugar mais alto do pódio olímpico, Emanuel traçou com Alison um planejamento diferente para a temporada. As férias acabam na próxima semana e a dupla retoma os treinamentos já no dia 4 de janeiro. As etapas do Circuito Brasileiro e Mundial do primeiro semestre servirão como preparação para Londres.
“Vamos ter uma temporada importante pela frente, um ano olímpico, um ano em que tudo precisa ser bem planejado e que não podemos cometer erros, porque o nosso objetivo é estar em Londres e em condições de lutar por uma medalha. É um ano em que precisamos ter muito foco, vai ser um ano de superação”, avaliou.