Depois do acidente de Jules Bianchi no GP da Japão em outubro, a direção da Fórmula 1 projeta antecipar o horário de largada de algumas corridas para que a prova seja finalizada antes do anoitecer, principalmente em situações adversas. É o caso do GP da Malásia, segunda prova do ano. No início da semana, Bernie Ecclestone, chefe da Fórmula 1, se reuniu em Londres com o dirigente do autódromo de Sepang, Razlan Razali, para discutir a mudança das 16h para as 16h (horário local).
“Ecclestone mencionou essa mudança porque, em virtude do acidente em Suzuka, a FIA estabeleceu alguns limites de horário. Então, ele está estudando alterar o horário talvez já para esse ano. Para nós, é bom. É um horário seguro, porque as pessoas podem vir para o almoço, assistir a corrida e voltar para casa lá pelas 17h. Ele mencionou a possibilidade de um início mais cedo. Nós dissemos que, se ele quiser voltar ao horário das 15h, vamos apoiar plenamente”, afirmou Razali em entrevista à agência Reuters.
Com a medida, a organização espera diminuir as chances de acidentes causados por chuvas tropicais, comuns na região na época do ano. Por esse motivo, em 2009, a etapa malaia precisou acabar mais cedo e apenas metade dos pontos foram computados aos pilotos.
O pedido da alteração ganha força após o acidente de Bianchi: na parte final da corrida no Japão, a chuva lavou a pista e diminuiu a luminosidade em Suzuka, causando o acidente de Adrian Sutil, da Sauber. Uma volta depois, enquanto um trator retirava o carro da pista, Bianchi perdeu o controle do carro por causa da aquaplanagem e se chocou com o veículo, sofrendo uma lesão axonal difusa. Desde então, o francês não retomou a consciência e segue em estado grave.
De acordo com Razali, houve o pedido por parte de Ecclestone para alterar o circuito de Sepang para o período da noite, como aconteceu com Cingapura, mas o diretor não aprovou a ideia.
“É muito perigoso fazer isso agora. No passado, Bernie tentou, mas agora acho que é a primeira vez que ele realmente ouviu o que nos, como promotores, queremos. Cada circuito tem sua própria identidade, é um perigo tentar copiar outra etapa”, acrescentou.
O Mundial de F-1 terá início no dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália. A etapa da Malásia está marcada para o dia 29 do mesmo mês. O GP do Brasil é o penúltimo, no dia 15 de novembro, e a competição se encerra duas semanas depois, no dia 29, em Abu Dhabi.