As redes sociais e aplicativos proporcionam o compartilhamento de imagens, opiniões, vídeos etc., e viraram febre até entre os mais veteranos. No mundo dos esportes, a situação não é diferente. De “boleiros” a “basqueteiros”, os aplicativos cativam cada vez mais o público certo. Até mesmo entre os ciclistas é possível encontrar uma rede voltada para a modalidade.
Do outro lado da moeda, os que não gostam de praticar nenhum desporto, também têm os seus aplicativos. Sem sair do conforto da sala de estar, na TV ou o com celular em mãos, eles podem ficar por dentro de tudo.
A temporada 2014 da Fórmula 1 acabou, mas com o aplicativo oficial do desporto é possível rever momentos marcantes do campeonato, principalmente das etapas que aconteceram no começo do ano. Ele funciona como uma central de informações sobre os Grandes Prêmios, pilotos e carros.
Por meio do aplicativo o telespectador pode acompanhar as corridas ao vivo na tela da TV ou no dispositivo móvel. E o melhor: é possível ver os carros percorrendo o circuito em tempo real.
Nem tão gratuito
A plataforma é gratuita, mas para desbloquear todas as funções extras, o comprador deve colocar a mão no bolso. Uma das vantangens de quem paga pelo aplicativo é ouvir conversas de rádio no momento da corrida. Também é possível seguir pilotos e receber conteúdos exclusivos, além de visualizar mapas interativos, informações sobre desgastes de pneus e o mais veloz.
Curiosidade
Na Copa do Mundo
1Ao alcance das mãos: o aplicativo da Fifa existe há algum tempo, mas na Copa do Mundo a plataforma foi mais bombardeada com notícias e resultados dos confrontos dos dias.
2E continua… Mesmo com o fim do Mundial, o programa continua atualizando as notícias sobre os campeonatos locais. As informações da Copa ainda podem ser acessadas por meio de uma aba no menu principal.
Na interatividade fã-jogador
Além da Fórmula-1, outras associações e entidades contam com seus aplicativos . A liga de basquete norte-americana (NBA), por exemplo, criou uma interface capaz de instigar a curiosidade de seu usuário.
Na plataforma é possível ver o perfil completo de cada atleta que entrou em quadra durante o jogo – tempo de permanência em quadra, pontos, rebotes, assistências e faltas – e ver vídeos dos melhores momentos do jogador nos últimos confrontos.
“Quando o Kobe (Bryant) conseguiu o recorde de pontos, o aplicativo logo me deu uma série de informações sobre tudo”, disse o estudante Pedro Rodrigues sobre o feito de Bryant, do Lakers, ao ser o terceiro maior pontuados da Liga, a frente do ídolo Michael Jordan.
A Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos (NFL) segue a mesma linha da NBA. A função prioritária do aplicativo é facilitar o contato do fã com os jogos.
Por ele é possível assistir aos confrontos ao vivo ou acessar o vídeo do duelo sem cortes, acessar apenas os lances decisivos, procurar só um resumo de tudo que aconteceu, ou as estatísticas da partida.
Durante a transmissão ao vivo, o player do vídeo mostra marcações coloridas na linha do tempo. Por ela o usuário pode voltar em algum lance específico, sem precisar procurar por ele.
Saiba mais
Quem quiser baixar os aplicativos da NBA e NFL terá de praticar o inglês, pois só estão disponíveis apenas na língua estrangeira. O da Fórmula 1 é o único dos três com opção em português.
O app do NFL é rápido. Funciona até para quem tem conexão 3G no celular. Isto torna a plataforma uma ótima opção para quem estiver preso no trânsito das grandes cidades.
Para ter acesso ao conteúdo completo da F-1, o usuário terá de desembolsar cerca de R$ 23 reais validos apenas para a etapa do dia. O aplicativo mostra ainda em quais canais a corrida está veiculada.