Pedalar, correr e, ao final de cada percurso, saber instantaneamente quantas calorias foram perdidas, ladeiras atravessadas, quilômetros alcançados, tempo gasto e o máximo de velocidade atingida em um mesmo aplicativo parece demais? Talvez! E, além disso tudo, “desenhar” um percurso em um mapa via GPS e disponibilizar as informações aos seus amigos?
Acredite, o Strava é a junção de tudo isto e torna-se praticamente o Instagram/Facebook dos atletas, profissionais ou não – principalmente por disponibilizar as opções de seguidores, curtidas e comentários. Em Brasília, é sucesso entre os praticantes das modalidades e garante mais adeptos a cada dia.
Marcello Almeida é um deles. Sempre com o celular em mãos, ele mostra como o “novo brinquedo” pode ser ainda mais atrativo. Entre as diversas funções ele acrescenta que há um ranking para quem fez um certo percurso com maior fluidez. Isso gera uma mini competição entre os esportistas.
“O Strava auxilia demais os treinos e a gente pode se espelhar em atletas internacionais de alto rendimento. Por exemplo, quem competiu na Tour de France”, explica o atleta, citado uma das provas mais tradicionais do mundo do ciclismo.
Com uma simples busca, Marcello encontrou o perfil de um estrangeiro e comparou aos seus resultados. “Em um dia ele percorreu mais de mil quilômetros. Eu nunca consegui isso”, brinca.
Além disso, o Strava disponibiliza uma versão premium do aplicativo, mas está acessível a quem topar desembolsar cerca de R$ 147 por ano.
Alan Ricardo tem essa opção. “Eles te dão 30 dias de uso grátis, mas pedem o número do cartão. Se você não cancelar, depois eles cobram e eu fui pego de surpresa, mas prefiro a versão normal mesmo.”
Olho Nele
Os usuários do aplicativo estão distribuídos em mais de 200 países, desde o lançamento, em 2009. No Brasil, o número de usuários triplicou e estima-se que 30% dos ciclistas nacionais tenham o Strava em mãos. A atração é tamanha que os atletas se sacrificam além do normal em busca de reconhecimento.

Artistas
Utilizando a opção de “desenhar” no mapa com o percurso delimitado em um treino, ciclistas aproveitam a oportunidade para colocar o lado artístico em jogo. Ruas, estradas e pontes viram a grande tela branca e nela eles usufruem das possibilidades para retratar perus, cavalos, bicicletas e vale até pedido de casamento. Nesta imagem, o ciclista americano Murphy Mack surpreendeu a namorada em 29 km.