Dos oito pré-selecionados, apenas seis formarão a equipe brasileira masculina de ginástica artística nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A última chance para os ginastas mostraram ao técnico Renato Araújo que têm chances de representar o país anfitrião na competição continental é a etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro, que será disputado neste final de semana.
De acordo com o cronograma da competição, na sexta-feira serão realizadas as competições individuais, enquanto no sábado valerão as disputas por equipe. No domingo, último dia do torneio, haverá um circuito com diferentes disputas. Além da disputa entre os homens, a competição curitibana também servirá para as equipes da ginástica artística feminina e da rítmica serem definidas.
Os nomes que ainda dividem a cabeça do treinador são os de Diego Hypólito, Mosiah Rodrigues, Victor Rosa, Caio Costa, Luiz Augusto dos Anjos, Rogério Pereira, Danilo Eduardo Nogueira e Adan Soares, que estarão em ação no torneio. A definição, no entanto, só sairá depois de um período de treinamentos e avaliação, também na capital paranaense.
Ainda com sua situação indefinida, Luiz Augusto dos Anjos reconhece a dificuldade de entrar para o grupo, mas acredita que o bronze que conquistou nas barras fixas na etapa de Ghent da Copa do Mundo, há duas semanas, poderá ser o diferencial.
“Estar pré-selecionado já é uma grande conquista e sei que ficar entre os seis é bem difícil”, reconhecu o ginasta de 19 anos. “Sou um dos mais novos da pré-equipe, mas acredito que ganhei experiência com o pódio na Bélgica. Foi a primeira vez em que cheguei a uma final de Copa do Mundo”.
Podendo participar dos Jogos pela primeira vez na carreira, o ginasta do Esporte Clube Pinheiros não esconde a ansiedade da escolha, mas garante que está preparado psicologicamente. “É um grande sonho participar e todo mundo fica ansioso, ainda mais porque o Pan vai ser aqui no Brasil. Mas meu técnico, o Raimundo Blanco, vem trabalhando não só na ginástica, mas também em outros aspectos, e o Pinheiros ainda conta com psicólogos que vêm nos ajudando”, lembrou.
Na última competição oficial para conseguir a vaga na equipe, Luiz Augusto dos Anjos garante estar pronto para o Brasileiro. “Eu me preparei bem para a competição e agora espero obter os resultados”, concluiu.
< !-- hotwords -- >< !--/hotwords -- >