Na preparação para o Mundial de ginástica em Roterdã (Holanda), entre os dias 17 e 24 deste mês, a seleção brasileira masculina enfrentará o Chile e a Espanha em um amistoso nesta sexta-feira, dia 8, em Madri.
Para o treinador Renato Araújo, a disputa contra chilenos e espanhóis será importante para avaliar, além da técnica, o emocional da equipe brasileira.
“Por enquanto, os atletas ainda não demonstram muita ansiedade, mas, às vésperas de um Mundial, temos que ter atenção a essa parte. E tenho certeza que, se fizermos uma boa avaliação amanhã (sexta), o astral e a confiança do grupo vão melhorar ainda mais”, explicou Renato Araújo, que comanda os homens da seleção ao lado de Marcos Goto.Para os ginastas, a avaliação também é considerada de grande importância.
“Estamos treinando muito forte, especialmente para conseguirmos firmar as séries e chegarmos mais seguros no Mundial. E com a competição de amanhã (sexta), poderemos ter uma base do que ainda precisamos melhorar para o campeonato. Sem contar que é um ótimo teste psicológico, já que fazemos tudo como em uma competição oficial”, comentou o ginasta Petrix Barbosa, de 18 anos.
Ao lado de Petrix na seleção, estão os ginastas Mosiah Rodrigues, Sérgio Sasaki, Danilo Nogueira, Péricles Silva, Francisco Barreto e Felipe Polato.
A equipe feminina que está em Madri e seguirá para Roterdã é formada por Danielle Hypolito, Jade Barbosa, Ethiene Franco, Priscila Cobello, Bruna Leal, Adrian Gomes e Gabriela Soares. As treinadoras do Brasil são Iryna Ilyashenko e Viviane Cardoso.