Falta pouco para o Brasil ver dois representantes conquistarem o título da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas desta temporada. Enquanto Ana Marcela Cunha espera conquistar o tricampeonato, Allan do Carmo está ansioso para alcançar o feito inédito. Precisando apenas largar na última etapa, em Hong Kong, no próximo sábado, para garantir a conquista, o brasileiro destacou sua evolução na temporada.
“Foi uma temporada muito boa, um ano muito constante de resultados e desempenhos bons. Só na primeira etapa da Copa do Mundo, quando toda a seleção tinha pouco tempo de treinamento, fiz apenas o 10º lugar. Já em todas as outras, fiquei entre os cinco primeiros, com quatro pódios, sendo duas vitórias. Eu venho com boa média de performances, o que tornou o ano ainda mais especial, pois sabendo que estamos sempre bem, passamos a acreditar mais na gente. Em anos anteriores, não tinha tanta regularidade de brigar sempre no pelotão da frente, tirava um terceiro e depois um nono lugar”, disse Allan.
Um dos principais fatores de sua campanha de sucesso, como o próprio nadador faz questão de ressaltar, é sua equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, fisioterapeuta, treinador, fisiologista, massagista e psicólogo.
“Eles trabalhando integrados diminui muito nosso desgaste. O ano foi muito bom, não somente pra mim, já que toda a equipe se desenvolveu e foi um ano bom pra todos nós”, concluiu o atleta.
Quem também destacou o trabalho realizado entre Allan e a equipe multidisciplinar foi Carlos Rogério Arapiraca, técnico do nadador, que explicou os benefícios da parceria o enalteceu os resultados de seu atleta ao longo do ano.
“Desde o início do ano que fizemos uma programação que viemos cumprindo a rigor. Allan participou de dois Sul-Americanos e os venceu, lidera o circuito brasileiro, faltando duas etapas, com 45 pontos de frente, e sempre fazendo um trabalho integrado com a equipe multidisciplinar visando a Copa do Mundo, em especial esta última prova, na China, que daria ao Allan, à Bahia e ao Brasil, um título inédito, o mundial do circuito de maratonas aquáticas. É uma felicidade muito grande em chegar aqui e garantir o título”, afirmou Arapiraca.